terça-feira, 30 de setembro de 2008

Nota solta...

Não sendo economista nem tendo qualquer formação nenhuma nessa área, acho que o pior sinal que o governo americano podia emitir era criar esta escapadela de $700 biliões em troca de acções de empresas falidas.

Primeiro há questões ainda por responder e o FBI neste momento está a investigar a possível hipótese de fraude ou de uso irresponsável de fundos.

Segundo, o mercado tem o seu próprio sistema imunitário e o Barclays plc por exemplo já adquiriu alguns bens da Lehman's e tem em vista obviamente torná-los lucrativos.

Terceiro, gera estímulo para que aconteça mais do mesmo, ou seja fará com que os maus gestores continuem a perder dinheiro e que o crédito de alto risco continue a ser concedido.

Lógico que a seguir ao anúncio deste "bail out" as bolsas subiram a pique no dia seguinte mas a consequência a longo prazo pode ser pior.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Religião

Segundo um artigo do Telegraph, a Igreja Anglicana pede desculpa a Darwin por o ridicularizar aquando da sua publicação sobre a evolução das espécies.

Nem sempre a ciência e a religião se têm dado bem ao longo da história. A melhor maneira de as conciliar é garantir que uma não invada o terreno da outra. A última invocação de Deus num artigo científico data do século XVIII. A partir daí a divindade deixou de ter papel na ciência como modo de explicação dos fenómenos naturais.

Por cá a religião já é tacho político. Mário Soares preside a comissão para a liberdade religiosa. Seria de esperar que alguém entendido em teologia ou fizesse parte do diálogo ecuménico fosse o escolhido para integrar uma comissão deste género. Em vez disto um socialista laico que não sabe o que fazer com o tempo livre tem um lugar garantido pelo executivo de Sócrates.