sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril

A liberdade e a democracia não começaram hoje. Começaram de forma alicerçada em 1834 com D. Maria II e prolongou-se até 28 de Maio de 1926.

Poucas pessoas estão cientes disto porque a mentira se propagou, talvez por razões ideológicas, de que Portugal só foi uma democracia a partir de 1974.

Julgo que o estado novo também se encarregou de apagar parte da nossa memória histórica, aquela que não lhe convinha, e talvez por isso quem fosse contemporâneo não tenha tomado consciência da nossa herança liberal.

Como a maioria da opinião pública só vê virtudes no 25 de Abril eu gosto de salientar os seus malefícios. As FP-25 cujos assassinatos políticos foram ilibados pelos altos responsáveis da nação resultando até na promoção recente de Otelo Saraiva de Carvalho, as expropriações ou roubos sancionados pelo PCP, o exílio de empresários como Champallimaud ou os Mello, as nacionalizações que retrocederam a nossa economia durante largos anos e auxiliadas por uma constituição programaticamente socialista. Tudo isto foi feito numa 'liberdade' que custa a compreender.

Sem comentários: